quarta-feira, 29 de abril de 2009

Projeto Dosvox

Coordenador do Projeto Dosvox apresenta sistemas na escola Joseane Bianco

Nos dias 23 e 24 de abril, o coordenador do Projeto Dosvox, José Antonio Borges, esteve na escola Joseane Bianco para apresentar os sistemas Dosvox, Motrix e Microfênix a professores da rede municipal e integrantes do projeto “Quem acredita sempre alcança”, da escola Ephigênia.
O Dosvox é um sistema operacional para deficientes visuais que sintetiza vocalmente textos na língua portuguesa e o Motrix, voltado para portadores de deficiências motoras graves, permite que o computador seja controlado apenas por meio da voz.Participaram do treinamento onze professores do município que trabalham com educação inclusiva e voluntários do projeto “Quem acredita sempre alcança”, para a inclusão de deficientes, coordenado pelas professoras Giane Falseti e Meire Canal. O projeto, voltado aos estudantes dos 7.ºs e 8.ºs anos do ensino fundamental e 2.ºs e 3.ºs do ensino médio da escola Ephigênia, é desenvolvido desde 2007 e conta hoje com 35 voluntários. “Parte deles desenvolve um trabalho na Apae e passarão a usar os sistemas apresentados”, conta Giane.


O coordenador do Projeto Dosvox disse esperar que, com o treinamento, “as tecnologias tornem-se um diferencial para as pessoas com deficiência nessa cidade, melhorando sua qualidade de vida”. O professor mestre José Antonio Borges trabalha no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve projetos de acessibilidade permitindo que pessoas com diversos tipos de deficiência possam fazer uso de computadores. Cegos, tetraplégicos, paralisados cerebrais e pessoas com distrofias musculares são exemplos de usuários dessas tecnologias que permitem ler, escrever, ter acesso à internet e até criar sua própria homepage. PalestraNo dia 22 de abril, os professores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra sobre Educação Inclusiva ministrada pela professora mestre em Educação Especial Fabiane Chinalia, da Faculdade São Luis de Jaboticabal.

A palestra, realizada no Clube da Melhor Idade, foi a primeira de muitas programadas pela Diretoria de Educação a serem realizadas este ano.


0 comentários: